A floresta a serviço da cidade

O Parque Zoobotânico ajuda na melhoria do clima e das condições atmosféricas no centro de Belém

Em meio ao tumulto do tráfego intenso, uma área verde isolada presta serviços à cidade de Belém. Cerca de 3.040 indivíduos da flora reduzem os efeitos negativos provocados pelos automóveis. O Parque Zoobotânico do Museu Goeldi auxilia na melhoria da qualidade do clima e do ar do seu entorno.

É possível perceber a diferença de temperatura nas proximidades do Parque Zoobotânico e em outras áreas, já que a presença de vegetação ameniza o calor. Outro benefício que a vegetação traz é a absorção do gás carbônico emitido pelos automóveis. Por meio da fotossíntese, o CO2 é transformado em oxigênio. Isso diminui o nível de poluição e atenua o desconforto dentro das cidades. O ecólogo e pesquisador do Museu, Samuel Almeida, comenta a contribuição da flora do Parque para o clima da cidade: