Busto de Domingos Soares Ferreira Penna

Inaugurado em 22 de junho de 1908, o busto homenageia o fundador do Museu Paraense Emílio Goeldi, o mineiro Domingos Soares Ferreira Penna (1818-1888). Foi esculpido pelo mexicano Rodolfo Bernardelli (1852-1931), à época diretor da Escola Nacional de Belas Artes, no Rio de Janeiro. Está assentado em um pedestal de granito, onde é possível ler as seguintes inscrições: “D. S. Ferreira Penna, 1818-1888, Iniciador da idéia do Museu Paraense”; “Geógrafo e Etnógrafo”; “Filho da terra mineira, conhecedor profundo da natureza amazônica, onde viveu e morreu”; “Mandado erigir pelo Governador Montenegro”. Está localizado no lado ocidental do edifício central do museu (Rocinha), em oposição à Herma de Spix e Martius. A disposição desses monumentos no Parque Zoobotânico remete a um passado no qual o conhecimento científico do território brasileiro era dominado por naturalistas estrangeiros, enquanto celebra o despertar do país para a ciência, por meio de homens como Ferreira Penna e de instituições como o Museu Paraense.